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3 hacks inesperados para gerar argumentos e ideias para sua copy

Por Cleber Alexandre 

7 de junho de 2019

Quando você fica preso nas ideias que já tem, às vezes só precisa de uma injeção de novas perspectivas. Ver as coisas de um modo diferente vai desbloquear um novo fluxo de pensamentos.

1 - Convença o Jabba a comprar de você

Essa dica peguei do Mark Joyner.

Sabe o Jabba, do Star Wars? É aquela criatura grande, pesada, mal-humorada e com personalidade forte. É o terror de qualquer vendedor.

Reescreva as headlines, a oferta e a argumentação do seu texto tentando convencer o Jabba a comprar o seu produto ou serviço. Esse hack vai espremer o seu cérebro e tirar dele umas ideias mais fortes do que você tinha pensado antes.

2 - Seja um alienígena

Para que o seu texto chame a atenção da audiência, ele precisa ser diferente.

Isso exige que o pensamento que gera o texto também seja diferente. O jeito mais rápido de conseguir isso é adotar uma perspectiva completamente diferente de enxergar o mundo, como por exemplo a de um alienígena que não conhece nada sobre os costumes, suposições e tradições que temos aqui na Terra.

Essa dica peguei num livro do Robert Cooper, que dá um exemplo dessa aplicação: "existe um conto no qual o alienígena enviado para estudar a Terra relata que grandes extensões do planeta são dominadas por seres metálicos com quatro rodas que forçam seus súditos bípedes a ganhar dinheiro para alimentá-los, construir e consertar sem parar as vias nas quais viajam e substituí-los regularmente por novas gerações de criaturas de quatro rodas maiores, mais brilhantes e sofisticadas."

Louco, não é?

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3 - Um futuro imaginado

Desenvolvi esse hack inspirado numa palestra do Frank Kern e já usei muito para gerar ideias para blog e sequências de e-mail marketing para clientes.

Serve também para roteiros de vídeo e posts para Facebook e Instagram.

Um dia ordinário

Imagine a pessoa que representa seu público-alvo ou um segmento do seu público para o qual o conteúdo será produzido.

Imagine como é um dia dessa pessoa, digamos, uma terça-feira típica. O que ela faz quando acorda? Em que cama ela dorme? Qual a primeira sensação que seus pés sentem? O que ela come? Para quem ela olha? Qual a primeira frase que ela diz? E assim por diante, até ela se deitar novamente.

Um dia extraordinário

Agora imagine qual é o futuro perfeito que essa pessoa deseja para si.

Novamente descreva um dia inteiro, só que agora nesse futuro perfeito hipotético. Seja detalhista!

Você é a ponte entre um e outro

Agora que você tem a situação atual (mundo ordinário) e o futuro perfeito (mundo extraordinário), responda: como meu produto/serviço/ideia/negócio vai levar essa pessoa para esse futuro?

Essa técnica é bem poderosa, já consegui gerar centenas de boas ideias para conteúdos. Quanto mais você conhece o público e o produto, mais ideias e qualidade você terá com esse hack.

Se teve dúvidas na aplicação, me escreva!


Agora, vai trabalhar! Porque aquela copy extraordinária não vai se escrever sozinha.

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