Abrir chat no WhatsApp

eu@cleberalexandre.com.br

|

Peixes na horta: conheça técnica de cultivo da aquaponia

Por Cleber Alexandre 

6 de maio de 2016

Sistema capaz de produzir orgânicos em larga escala une tecnologias de piscicultura intensiva e hidroponia.

Uma das principais limitações da produção orgânica é a dificuldade de produzir em escala.

Plantas da mesma espécie, quando cultivadas muito próximas e em grande quantidade, são mais suscetíveis ao ataque de pragas.

Estufa de aquaponia da Solutions Farms, ONG de San Diego nos Estados Unidos.
Estufa de aquaponia da Solutions Farms, ONG de San Diego nos Estados Unidos - peixes e plantas no mesmo espaço.

A hidroponia, sistema de produção de alimentos em água, revolucionou a agricultura ao possibilitar o cultivo em solos pouco férteis e em áreas urbanas, ou pelo menos mais próximas dos centros de consumo.

O mesmo ocorre com a aquicultura, que é a criação de peixes (piscicultura), crustáceos (carcinicultura) e moluscos (malacocultura), em muitos casos utilizando açudes, gaiolas e tanques para maior controle dos fatores que afetam a produção.

A aquaponia é a união entre a hidroponia e a aquacultura, eliminando um problema comum às duas culturas: a geração de resíduos.

A combinação desses sistemas permite algumas vantagens:

  • Não há adição de adubos ou pesticidas químicos na água, ao contrário da hidroponia, em que as plantas são cultivadas em solução nutritiva feita com produtos químicas, e da aquacultura intensiva em que algumas vezes é preciso corrigir a água com soluções químicas.
  • A produção é obrigatoriamente orgânica, pois a adição de pesticidas e fertilizantes não-orgânicos podem afetar o delicado equilíbrio biológico estabelecido entre as partes do sistema. Algumas correções na qualidade da água são necessárias e são feitas utilizando os mesmos sais usados na agricultura orgânica tradicional.
  • É possível cultivar em grande escala, pois o equilíbrio biológico do sistema aquapônico é capaz de prevenir o aparecimento de pragas e outros problemas comuns dos cultivos tradicionais.
  • É uma permacultura. Na agricultura tradicional, o solo é limpo e preparado para uma nova safra. Na aquaponia, basta repor o que foi colhido - assim é possível colher o ano inteiro.
  • É um sistema flexível e versátil, pode ser instalado em praticamente qualquer espaço, e plantar o que você imaginar.
  • É um sistema de alta produtividade. A hidroponia e a aquicultura intensiva já são bastante produtivos, imagine os dois juntos!

A flexibilidade da aquaponia é impressionante - é possível montar sistemas aquapônicos com poucos recursos, ou investir em grandes produções.

Conheça alguns sistemas aquapônicos pelo mundo:

Estufa de produção em aquaponia, detalhe do ambiente de cultivo flutuante. Fonte: gothicarchgreenhouses.com
Já existem empresas com grandes estruturas produzindo com a aquaponia pelo mundo. Na foto, ambiente de cultivo flutuante, conhecido como "raft beds".
Uma bela colheita de alface em sistema aquapônico de aquaponics.com.
Sistema de ambiente de cultivo flutuante.
A aquaponia caseira também é possível pela adaptação de aquários. Você teria um desses em casa? Foto: The Aquaponic Source
O sistema "Aquaponic Herb & Vegetable Garden" é fabricado pela KinportDesigns
Um sistema caseiro de aquaponia usando um aquário, disponível em homeaquaponicssystem.com
Estufa de aquaponia da Solutions Farms, ONG de San Diego nos Estados Unidos.

À medida que essa tecnologia se popularizar, você verá gente colhendo e pescando no quintal de casa com cada vez mais frequência!

Acompanhe nossas novidades para mais informações sobre a aquaponia e suas possibilidades.


O que você pensa sobre a aquaponia? Já conhece, já pratica? Deixe suas ideias nos comentários!

33 comments on “Peixes na horta: conheça técnica de cultivo da aquaponia”

  1. Estão de parabéns, eu estou iniciando também pois tenho algumas carpas koi que eu gosto muito, por isso que estou interessado na aquaponia

  2. Ja faz tempo que eu quero me meter com este negócio, pois possuo um sítio no município de Rio do Fogo - RN que conta, em grande parte, com terras de solo infértil, onde pretendo trabalhar com aquaponia. Pretendo começar com uma coisa pequena e na medida que eu for aprendendo quero ir aumentando. Depois de ler um artigo como este o entusiasmo aumentou e, se eu for ajudado como penso que serei, a coisa vai deslanchar.

    1. Olá Amaro! Fico feliz que nosso conteúdo tenha ajudado você em alguma forma. Podemos trocar algumas referências de aquaponia, o que acha?

    1. Olá Bartolomeu! Obrigado por deixar sua dúvida no Labverde. A aquaponia por si só é orgânica, no sentido de ser livre de pesticidas, herbicidas e adubos químicos. Agora, tem alguns materiais que recomendam a "correção" da água com alguns adubos solúveis, e até mesmo o controle de pragas com herbicidas. Aí eu acho que descaracteriza bastante a ideia da aquaponia. Outro detalhe que pode impedir o sistema de ser "orgânico" é a origem do alimento que você dá aos seus peixes. É ração natural, é alimento vivo? Ou será que tem alguma coisa nessa ração que saia do natural? Abraços amigo.

  3. Parabéns pela divulgação da esta informação. Tenho pesquisado nos últimos meses sobre esse sistema. Igualmente ao Amaro, tenho um Sítio na Grande SP mas devido algumas restrições, para plantio e criação de pequenos animais, na modalidade comercial do sistema, vejo grande oportunidade de manter um negócio "sustentável" em vários aspectos e também uma relação harmônica com o meio ambiente (arte + tecnologia)...diferente da rotina nos grandes centros! Gostaria de obter mais detalhes ok. Abraço.

  4. Ótimo artigo, só nos motiva a pesquisar mais sobre o assunto.
    Em junho estou começando um curso de aquicultura e estou pesquisando sobre aquicultura. Acabei descobrindo a aquaponia, o que acho que é o futuro...
    Quero aprender cada vez mais, fazer cursos, pesquisar, conhecer e repassar esse conhecimento e um grande sonho é viver da aquaponia e produzir em escala comercial.
    Obrigado !

  5. Bom dia, Cleber.
    Eu pretendo iniciar um sistema de aquaponia e minha propriedade. Estou procurando mais informações sobre a criação do rolado flecha neste sistema de criação. Tens alguma informação ?

    1. Certeza, seremos divulgadores desse assunto. Espero que podemos nos ver o quanto antes em algum evento, congresso, enfim... Já estou fazendo o curso, e temos muito a aprender e pesquisar sobre aquapônia e aquicultura aqui no Brasil.
      Obrigado mais uma vez.

  6. Bom dia!!
    Há tempos venho lendo à respeito e me interesso cada vez mais pela aquaponia. Gostaria de implantar um sistema em minha residência. Poderia me indicar onde obtenho conhecimento técnico para planejar e montar um sistema eficiente, como projetos, proporções e espécies adequadas?

  7. como é chamada a placa flexível e flutuante onde se cultiva as verduras sobre a agua, onde posso comprar, tenho um tanque de 16x7x1 metros e pretendo produzir lambari e cultivar as verdura diretamente sobre esta agua. É possível?

    1. Olá Paulo, essas placas são feitas em isopor, geralmente poliestireno, com altura mínima de 30mm porque ficam mais resistentes, duram mais tempo e aguentam um bom peso de plantas adultas em cima. São encomendados nas dimensões corretas e já furadas, ou compradas em placas e serradas e então furadas em casa. Geralmente são feitos furos de 50mm, nos quais se encaixam os copinhos para cultivar. Esses copinhos têm furos embaixo para permitir o contato das raízes das plantas com a água, com uma certa oxigenação, e oferecendo um suporte para as mudas, que devem ser capazes de ficar ali até o momento da colheita.

      Seu tanque é bem grande! Poderá colocar cerca de 2.000 kg de peixe se tiver um sistema bem desenhado, mas se você quiser colocar apenas placas flutuantes, não terá no sistema locais suficientes para que os microorganismos possam se instalar e formar um ecossistema que sustente maior densidade de plantas e animais. E outro detalhe importante no seu caso, os peixes poderão roer ou comer as raízes das plantas, impedindo seu crescimento! Lambari tem esse hábito... Se quiser posso oferecer algumas ideias de projeto, me manda um e-mail ou um contato pelo http://cleberalex.com/pt/contato/, que tal?

    1. Olá Alexandre, obrigado! Pode enviar suas principais dúvidas para mim? Assim posso preparar materiais específicos. Para projetos comerciais tenho consultorias para recomendar.

  8. Achei muito interessante a informação sobre este novo estagio da revolução verde. Espero que também nós, na África (Angola), possamos dar os primeiros passos, de tão importante oportunidade, com um potencial de produção sem limite. Será que se aplica a todas as culturas de horticultura?

    1. Olá amigo Sebastião, obrigado pela visita! De todos os exemplos, projetos, livros e informações que tive até então sobre as possibilidades da aquaponia, ela sim pode ser utilizada para qualquer hortícola. Algumas plantas com exigências específicas podem demandar pequenas adaptações no sistema, mas em última análise é sim possível! Talvez exista alguma planta cujas raízes sejam tóxicas ou danosas de alguma forma para os peixes, mas nunca ouvi falar de problemas com isso. Abraços!

  9. Ola, tenho uma duvida: esses copinhos que apoiam as plantas quando são pequenas, são retirados conforme seu crescimento, sendo reaproveitados para novas plantas? ou são cortados na colheita? Obrigada!

    1. Oi Ana, obrigado pela visita! Em geral sim, são copos de plásticos e reaproveitados. Se for um material bom, pode durar anos, por isso é importante escolher bem a qualidade do plástico. Eles são suportados por placas de poliestireno de alta densidade, que também duram anos e anos. Um abraço!

    1. Olá Zeno, se você considerar que "orgânico" significa um alimento não-transgênico e cultivado sem o uso de fertilizantes ou biocidas sintéticos, a aquaponia pode sim atender a esses critérios. Agora além disso são as certificadoras de produção orgânica, pra receber aquele selo de produto Orgânico. Nesse caso a propriedade precisa passar por diversos critérios, dependendo do processo de certificação, para ser considerado orgânico. Até o momento não tenho conhecimento de alguma certificação valer para a aquaponia no Brasil, pois as que conheço aqui da região de Curitiba exigem plantio em solo para receber o selo! Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eu@cleberalexandre.com.br
Confira a previsão do tempo para Curitiba ❄️
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram