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Como escrever uma oferta irresistível

Por Cleber Alexandre 

11 de junho de 2019

Está com dificuldades para escolher as palavras corretas para oferecer seu produto ou serviço? Mark Joyner vai ajudar a deixar sua oferta mais irresistível que sorvete no verão.

Mark Joyner é o copywriter autor da masterpiece The Irresistible Offer ou A Oferta Irresistível em português. Esse livro é leitura obrigatória para quem deseja trabalhar profissionalmente com redação e uma leitura bastante útil para quem vende via texto.

O livro é todo sobre ofertas. Pode preparar seus olhos porque vou ainda falar muito sobre a sabedoria do Mark e de outros copywriters notórios aqui no site.

Vamos lá!

Quais desejos sua solução atende?

A primeira dica é colocar o foco da sua oferta em satisfazer desejos ao invés de necessidades. Parece a mesma coisa mas não é.

Ganhar mais dinheiro pode ser uma necessidade, mas o que você quer fazer com esse dinheiro extra é o seu desejo. Perder 2 quilos até o fim do mês é a necessidade, estar cabendo na calça nova pra causar inveja no ex numa festa é o desejo.

Fazemos de tudo para satisfazer nossos desejos. Inclusive nas soluções B2B podemos encontrar os desejos por trás de todas as necessidades declaradas pelos clientes ou descobertas pelo copywriter.

Duvida?

Necessidade: Preciso um software que gere economia na contratação de fornecedores.
Desejo: Quero provar para meu chefe que consigo resolver problemas em tempos de crise.

Necessidade: Quero um workshop prático que aprofunde na metodologia.
Desejo: Quero ter condições de competir por aquela promoção a supervisor.

Não confunda desejos & necessidades com vantagens & benefícios (isso fica para outro artigo).

Como a solução compete pela solução dos desejos do seu público?

Marketing não tem a ver com ter a melhor solução dentro de um mercado. Tem a ver com ser a primeira escolha na mente do seu público.

Para que isso aconteça você pode 1) usar o poder da sua marca ou 2) jogar com suas forças onde seus concorrentes são fracos. A primeira opção custa dinheiro e tempo mas a segunda é pra agora.

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Pegue essa lista de desejos atendidos e liste como os concorrentes se posicionam. Analise a copy deles, os vídeos, tente comprar deles para conhecer a argumentação.

Coloque tudo numa tabela para ter uma visão panorâmica.

Escolha os desejos mais fáceis de serem atendidos, ou seja, aqueles que ninguém está abordando ainda.

Hora de baixar o santo copywriter

Hora de fritar o lápis.

Converta cada desejo em um headline que seja:

  • Ultraespecífico: que deixe claro para quem é a oferta.
  • Urgente: dê motivos para comprarem AGORA.
  • Relevante: mostre o valor da sua solução.
  • Conciso: vá direto ao ponto para não atrapalhar a venda.

Se vai ser mais emocional ou mais descritivo, mais poético, isso depende da personalidade da sua marca, do seu estilo de escrita, da maturidade do seu mercado e também da linguagem da campanha. Se você não quer pensar em tudo isso agora, tudo bem, faça o melhor que puder.

Uma boa oferta pode ser 2 ou 3 headlines, cada um falando para um desejo ou mostrando um valor diferente.

Veja o exemplo a seguir dissecando uma oferta bem montada.

Perdoe o excesso de cores. Por isso que sou copywriter e não designer.

Escrever boas ofertas é uma skill que vem com a prática. Espero que essas dicas ajudem você a melhorar ou pelo menos a saber por onde começar.

Faça isso agora:

  • Faça uma lista das características, vantagens e benefícios da sua solução.
  • Para cada item acima escreva os desejos que são atendidos.
  • Use seu conhecimento da concorrência (ou faça uma pesquisa) para ordenar sua lista de desejos atendidos começando pelos que você tem vantagem
  • O primeiro desejo vira o headline 1 da oferta. Os seguintes viram headlines secundárias e incentivos de clique ou compra.

Dúvidas? Joga num e-mail e manda pra mim.

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