Abrir chat no WhatsApp

eu@cleberalexandre.com.br

|

Como você tem usado o poder da sua atenção?

Por Cleber Alexandre 

8 de junho de 2019

Quando você começa a prestar mais atenção nas coisas, tudo muda. Essa foi a primeira lição que aprendi sobre como transformar minha realidade.

Nunca gostei de salas de aula.

Talvez pela obrigação de ter que absorver o conteúdo de alguém, em um formato que não conversa com meu estilo de aprendizagem. Ou pela relação de autoridade que existe na maioria das salas de aula.

Passei todos os anos da escola e até o começo da faculdade detestando cada segundo que eu passava em sala.

Sair das classes era como o dia que Edmond Dantès conseguiu finalmente escapar da prisão da Castelo de If: uma euforia que quase deixa os olhos molhados.

Acabou! Agora eu posso voltar a viver!

E foi assim até que em uma ordinária aula da autoescola (sim, da autoescola) um professor virou mestre. Ele me desafiou a "começar a prestar a atenção nas coisas do meu dia a dia".

Parece uma coisa boba ou óbvia, mas para aquele adolescente teimoso e sabichão foi um chamado para encarar realidade. Aceitei a provocação e pratiquei.

Minha vida nunca mais foi a mesma.

Percebi que se tivesse tirado o foco das minhas necessidades de aprendizado e tivesse colocado no professor, nos colegas ou no ambiente, eu teria toda uma nova categoria de informações e estímulos que me fariam aprender muito mais do que o conteúdo programado.

Esse tipo de aprendizagem que consigo hoje vem de saber colocar minha atenção de um jeito que vai me dar a perspectiva mais rica.

Assim eu consigo ter o controle do próprio aprendizado.

E não tem nada mais libertador do que a certeza de que você irá conquistar um determinado conhecimento, de que irá certamente aprender aquilo que você tanto quer.

Não acha?

Colocando a luz nas coisas certas

Gosto de pensar na atenção como uma forma de energia.

Quando você enquadra alguma coisa no seu foco de atenção, essa coisa é ativada. Pode ser uma pessoa, uma situação, uma lembrança, um sentimento ou emoção.

Para meditar somos encorajados a prestar atenção na nossa respiração para "roubar" a atenção que estava sobre problemas e preocupações e colocá-la na cinestesia.

Gostou? Cadastre-se para receber mais conteúdo:

Nesses tempos modernos de tanta informação e complexidade crescente, saber gerenciar a atenção é uma das tarefas mais desafiadoras e também decisivas, eu diria, para a conquista dos nossos objetivos.

Agora faça isso:

Quando estiver angustiado ou com dificuldades de seguir em frente, encontre a pergunta que faz sua atenção mudar de lugar.

  • Ao invés de "não consigo pensar com toda essa bagunça", foque em "de que informações preciso para seguir em frente?"
  • Ao invés de "temos muito pouco tempo para fazer tudo isso", foque em "que talentos nosso time tem para realizar esse projeto rápido?"
  • Ao invés de "estou perdido e não sei o que fazer", foque em "o que eu posso fazer agora para me colocar em movimento?"
  • Ao invés de "ainda não tenho informações suficientes para agir", foque em "o que posso fazer agora com o que eu já tenho?"
  • Ao invés de "não tenho as habilidades certas pra isso", foque em "o que posso fazer com o que sei?".

Mudar perspectivas pode parecer complexo ou difícil de fazer.

Mas se você pensar que o princípio é apenas tirar a atenção de A e mover para B, eu acho que fica mais fácil.

Toma essa luz e com ela mude a sua realidade.

Agora é contigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eu@cleberalexandre.com.br
Confira a previsão do tempo para Curitiba ❄️
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram