Abrir chat no WhatsApp

eu@cleberalexandre.com.br

|

México inaugura o maior projeto de naturação urbana do mundo

Por Cleber Alexandre 

14 de julho de 2016

A prefeitura da capital mexicana inicia a instalação de jardins verticais em mais de 1.000 colunas do principal viaduto da cidade.

Em julho de 2016 a prefeitura inaugurou na Cidade do México o Via Verde, um ambicioso projeto para ajudar a combater as ilhas de calor e reduzir as doenças respiratórias causadas pela má qualidade do ar - problemas frequentes na capital mexicana.

A ideia é instalar mais de 60.000 m2 de jardins verticais pelas mais de 1.000 colunas do segundo piso do anel Periférico num trecho de quase 30 Km de vias, tornando-se até então o maior projeto de naturação urbana do planeta.

Veja como foi a montagem do jardim vertical mexicano:

A naturação urbana é o processo de criar biótopos no meio da cidade, conectados por corredores verdes a fim de trazer benefícios ecológicos para o meio urbano.

As principais modificações acontecem no microclima da região naturada: redução da temperatura média pela absorção do calor, armazenagem de água da chuva, redução da poluição pela filtragem do ar. Outro benefício é o aumento das interações ecológicas.

Melhor qualidade do ar e menos doenças respiratórias

Segundo uma petição online do projeto Via Verde, 6 em cada 10 habitantes da Cidade do México apresentam algum tipo de doença respiratória devido às más condições do ar.

O projeto filtrará mais de 27.000 toneladas de gases tóxicos, fixará mais de 5 toneladas de poeira suspensa e processará mais de 10 toneladas de metais pesados anualmente.

Conheça mais sobre o projeto!

Fontes: Capital Mexico e Via Vertical no Facebook.

17 comments on “México inaugura o maior projeto de naturação urbana do mundo”

  1. As cidades necessitam de mais áres verdes e as populações que nelas vivem de mais informaćões e conhecimentos sobre ecologia. E essa iniciativa tem que vir primeiramente dos orgãos governamentais.

  2. Parabéns pela linda iniciativa.
    Bom será a ideia se espalhar pelo planeta e os demais países também buscarem melhorias para uma vida mais saudável e bonita.

  3. Ótima iniciativa!
    Mas fico com um pé atrás com o preço de projetos, e com a real eficiência para o objetivo enunciado. Esses jardins verticais precisam de consideráveis investimentos em maquinários e produtos para serem instalados, bem como para sua manutenção posterior, sendo então utilizados caminhões, carros, guindastes e o que mais for.
    Seria interessante fazer um estudo sobre o Ciclo de Vida destes jardins, porque é possível que os benefícios em captura de carbono, contenção de particulados no ar e redução de sensação térmica não sejam tão positivos assim, no final das contas.

    Projetos de arborização e planejamento urbano de áreas (que entram em conflito direto com interesse de especulação imobiliária) podem ter melhores resultados.

    1. Realmente Tainá, há a despesa permanente com a manutenção de um projeto como esse. Vamos acompanhar novidades sobre sua viabilidade. Obrigado por ler o Labverde!

  4. Muito legal a iniciativa, só discordo da parte "Outro benefício é o aumento da biodiversidade, especialmente de insetos e pássaros". Isso tá bem errado na verdade, especialmente por utilizarem espécies exóticas nos jardins verticais. Os jardins podem criar nichos para algumas espécies que podem atingir tamanhos populacionais muito grandes e essas podem devastar outras populações que já habitam lá. Eu acho eles incríveis e iniciativas ótimas em cidades cinzas, mas não podemos achar que isso está ajudando a aumentar a biodiversidade.

  5. Projeto ambicioso! Inovador!
    Mas como uma colega comentou tb: qual o real custo? E qual a real viabilidade em manutenção? Qual o custo benefício?
    Não seria mais "natural" e mais viável, mais eficiente nos propósitos o replantio de arvores? Até frutíferas mesmo?
    Pensem.

  6. Muito Importante restituir natureza verde à Paisagem Urbana! No caso dos Pilares do Viaduto Elevado, o revestimento em painéis suporte de vegetação deverá prever a eventual remoção de rotina para a manutenção técnica estrutural

  7. A Cidade do México é linda, já estive la e frequentemente atinge níveis alarmantes de poluição atmosférica. Essa intervenção é muito bem-vinda.

  8. Parabéns México, por ter saltado na frente de países considerados potencias mundiais na preocupação com a qualidade de vida em nosso planeta, com certeza esse é um exemplo que deveria ser seguido em todo o mundo, para benefiar vida em nosso planeta, parabéns mexicanos.

  9. Em São Paulo,no Elevado Costa e Silva (Minhocão) há um projeto de jardins verticais que tem dado um respiro a poluição no centro da cidade,que poderia compartilhar com a experiência mexicana e dar maior relevância ao projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eu@cleberalexandre.com.br
Confira a previsão do tempo para Curitiba ❄️
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram